BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTA MARTA DE PENAGUIÃO

02
Set 11

Chama-se 'Abraço' a nova obra de José Luís Peixoto que será uma das novidades editoriais da rentrée literária, a par dos romances 'Quando o Diabo Reza', de Mário de Carvalho, e 'O Retorno', de Dulce Maria Cardoso.

Foi o próprio José Luís Peixoto quem deu a notícia na sua página oficial da rede social Facebook, embora nada adiante sobre a história. Diz apenas: «O meu novo livro chega às livrarias no final de Outubro, chama-se ‘Abraço’ e tem 846 385 caracteres».

Já sobre O Retorno, de Dulce Maria Cardoso, que inaugura, no início de Outubro, a colecção de ficção portuguesa da Tinta-da-China, sabe-se que é um romance sobre a experiência dos retornados, recebidos num Portugal revolucionário com hostilidade e desconfiança e não tendo, muitos deles, alojamento e meios de subsistência.

«Rui tem quinze anos e é um deles. Lisboa. 1975. Durante mais de um ano, Rui e a família vivem num quarto de um hotel de 5 estrelas a abarrotar de retornados – um improvável purgatório sem salvação garantida que se degrada de dia para dia. A adolescência torna-se uma espera assustada pela idade adulta: aprender o desespero e a raiva, reaprender o amor, inventar a esperança. África sempre presente mas cada vez mais longe», lê-se na sinopse enviada à Lusa pela editora.

Sobre o novo romance de Mário de Carvalho, Quando o Diabo Reza, o segundo título da colecção da Tinta-da-China, chega às livrarias no final de Outubro e fala da «colectivização intelectual» que acontece «quando um galdério tem uma ideia brilhante e a partilha logo com outro vadio» e do destino que rasteira os desígnios de «duas irmãs, já entradas na vida, [que] sonham com teres e haveres, mundos melhores, segurança de estado e paz de espírito».

«Dessas contrariedades é feita a literatura que se dá mal com os harpejos dos anjos nas nuvens e prefere o diabo, sempre atrás da porta, vigilante, até a rezar», lê-se na contracapa. In: SOL 2.09.2011

publicado por Livros & Cª. Biblioteca Municipal SMP às 16:25

Setembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Frase da Semana
"O bom livro é aquele que se abre com interesse e se fecha com proveito" AlCOTT , Amos
Actividades - Outubro
Dia 10 e 27 de Outubro - O cantinho do conto "O patinho feio" 10h30 - Jardins de infância e pré-escolares. ----------------------------------------- Dia 18 de Outubro - "Visitar.Conhecer. Aprender" 10h30 - Alunos do 1º Ciclo.
Objectivos da Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal define-se como um serviço cultural público da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, com carácter informativo, educativo e cultural, com a finalidade de promoção do livro e da leitura. Tem como principais objectivos: • Facilitar o acesso à população, através do empréstimo ou consulta local, de livros, periódicos e outros documentos; • Fomentar o gosto pela leitura e contribuir para o desenvolvimento cultural da população; • Proporcionar condições que permitam a reflexão, o debate e a crítica, nomeadamente através de actividades de intervenção cultural da Biblioteca; • Valorizar e divulgar o património cultural do concelho, nomeadamente através da organização de fundos locais. • Ser um centro de informação válido fornecendo informação com a maior brevidade possível.
Se perguntar nós respondemos
O Serviço de Informação à Comunidade é um serviço de referência da Biblioteca Municipal com o objectivo de aproximar a Biblioteca dos seus utilizadores ou potenciais utilizadores através da utilização do correio electrónico. ---- Informações de actividades da Biblioteca Municipal; Sugestões de Leitura; Lista de referências bibliográficas sobre um tema ou autor. Coloque a sua pergunta através endereço biblioteca@cm-smpenaguiao.pt
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO