BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTA MARTA DE PENAGUIÃO

07
Set 11

A cátedra de Estudos Portugueses Fernando Pessoa acaba de ser criada na Universidade dos Andes, em Bogotá, através de um protocolo entre a instituição de ensino colombiana e o Instituto Camões, disse à Lusa o investigador Jerónimo Pizarro.

O titular da cátedra, o colombiano pessoano Jerónimo Pizarro -- coordenador da coleção "Obras de Fernando Pessoa", publicada pela Ática (Babel), e responsável pelo projeto de digitalização da biblioteca particular do poeta -- indicou à Lusa que a cátedra "ficou oficialmente criada a 29 de agosto de 2011, após a Semana de Portugal" que se realizou na universidade andina.

"Esta cátedra -- a primeira na Colômbia e a quarta em toda a América Latina -- foi possível graças a um protocolo de cooperação entre a Universidade dos Andes e o Instituto Camões através do qual se estabeleceu a colaboração das duas instituições na promoção de atividades educativas e culturais, na Universidade dos Andes, dedicadas às múltiplas manifestações que conformam a idiossincrasia portuguesa no mundo", escreveu o novo catedrático no site http://catedrapessoa.uniandes.edu.co/index.html.

Embora ainda em construção, como ressalvou Pizarro, pode já encontrar-se no site da cátedra bastante informação sobre a língua e a cultura portuguesas.

No separador relativo à língua, por exemplo, há ligações para dois dicionários da língua portuguesa, um de espanhol-português e português-espanhol, um conversor ortográfico, uma enciclopédia, um site para esclarecer dúvidas relacionadas com o português e uma plataforma de apoio ao estudo da língua portuguesa no mundo.

Aí se encontram também ligações que remetem para instituições como o Instituto Camões, Casa Fernando Pessoa, Fundação José Saramago, Fundação Eugénio de Andrade, Fundação Luís Miguel Nava e DGLB -- Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas e também para o Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea e a Hemeroteca (Municipal de Lisboa) Digital. In: DN 1.9.2011

publicado por Livros & Cª. Biblioteca Municipal SMP às 10:10

Setembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Frase da Semana
"O bom livro é aquele que se abre com interesse e se fecha com proveito" AlCOTT , Amos
Actividades - Outubro
Dia 10 e 27 de Outubro - O cantinho do conto "O patinho feio" 10h30 - Jardins de infância e pré-escolares. ----------------------------------------- Dia 18 de Outubro - "Visitar.Conhecer. Aprender" 10h30 - Alunos do 1º Ciclo.
Objectivos da Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal define-se como um serviço cultural público da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, com carácter informativo, educativo e cultural, com a finalidade de promoção do livro e da leitura. Tem como principais objectivos: • Facilitar o acesso à população, através do empréstimo ou consulta local, de livros, periódicos e outros documentos; • Fomentar o gosto pela leitura e contribuir para o desenvolvimento cultural da população; • Proporcionar condições que permitam a reflexão, o debate e a crítica, nomeadamente através de actividades de intervenção cultural da Biblioteca; • Valorizar e divulgar o património cultural do concelho, nomeadamente através da organização de fundos locais. • Ser um centro de informação válido fornecendo informação com a maior brevidade possível.
Se perguntar nós respondemos
O Serviço de Informação à Comunidade é um serviço de referência da Biblioteca Municipal com o objectivo de aproximar a Biblioteca dos seus utilizadores ou potenciais utilizadores através da utilização do correio electrónico. ---- Informações de actividades da Biblioteca Municipal; Sugestões de Leitura; Lista de referências bibliográficas sobre um tema ou autor. Coloque a sua pergunta através endereço biblioteca@cm-smpenaguiao.pt
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO