BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTA MARTA DE PENAGUIÃO

13
Out 11

Uma carta, escrita por Albert Einstein, de alerta contra o “perigo calamitoso” que os nazis representavam para os judeus, pouco tempo antes da Segunda Guerra Mundial, foi leiloada por quase 14 mil dólares (10.200 euros), duplicando as expectativas mais altas de venda.

 Einstein, que escreveu a Hyman Zinn, um homem de negócios de Nova Iorque, a 10 de Junho de 1939, fala da perseguição que os nazis estavam a fazer aos judeus na Alemanha, destacando a importância de os ajudar e proteger e elogiando Zinn por fazer exactamente isso. “Deve ser uma grande fonte de satisfação para si fazer uma contribuição tão importante na libertação dos nossos companheiros judeus perseguidos por este perigo calamitoso e conduzindo-os para um futuro melhor”, pode ler-se na carta escrita à máquina e assinada à mão com A. Einstein, em papel timbrado da Universidade de Princeton, com o selo original.
Para o Nobel da Física, era importante na altura que os judeus se ajudassem uns aos outros, como sempre aconteceu nas gerações anteriores. “O poder da resistência que permitiu ao povo judeu sobreviver durante milhares de anos baseou-se, em grande medida, na tradição da ajuda mútua”, diz Einstein, para quem a solidariedade das pessoas estava a ser posta à prova, “de maneira severa”, por Adolf Hitler.
“Não temos outra forma de autodefesa além da nossa solidariedade e do nosso conhecimento de que a causa pela qual estamos a sofrer é uma causa transcendental e sagrada”, conclui.
A carta, “em muito bom estado de conservação”, foi leiloada por 13.936 dólares na Califórnia, nos Estados Unidos, superando as expectativas, que apontavam para um preço entre os cinco mil dólares (3600 euros) e os sete mil dólares (5100 euros). Para Sam Heller, responsável pelo leilão, o valor da carta está no conteúdo poderoso, que “mostra que Einstein estava dedicado aos judeus”, disse Heller à CNN.
Einstein nasceu na Alemanha mas renunciou à sua nacionalidade em 1933, quando se mudou para os Estados Unidos, na altura em que Adolf Hitler chegou ao poder. In Público 13.10.2011

publicado por Livros & Cª. Biblioteca Municipal SMP às 14:25

Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


Frase da Semana
"O bom livro é aquele que se abre com interesse e se fecha com proveito" AlCOTT , Amos
Actividades - Outubro
Dia 10 e 27 de Outubro - O cantinho do conto "O patinho feio" 10h30 - Jardins de infância e pré-escolares. ----------------------------------------- Dia 18 de Outubro - "Visitar.Conhecer. Aprender" 10h30 - Alunos do 1º Ciclo.
Objectivos da Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal define-se como um serviço cultural público da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, com carácter informativo, educativo e cultural, com a finalidade de promoção do livro e da leitura. Tem como principais objectivos: • Facilitar o acesso à população, através do empréstimo ou consulta local, de livros, periódicos e outros documentos; • Fomentar o gosto pela leitura e contribuir para o desenvolvimento cultural da população; • Proporcionar condições que permitam a reflexão, o debate e a crítica, nomeadamente através de actividades de intervenção cultural da Biblioteca; • Valorizar e divulgar o património cultural do concelho, nomeadamente através da organização de fundos locais. • Ser um centro de informação válido fornecendo informação com a maior brevidade possível.
Se perguntar nós respondemos
O Serviço de Informação à Comunidade é um serviço de referência da Biblioteca Municipal com o objectivo de aproximar a Biblioteca dos seus utilizadores ou potenciais utilizadores através da utilização do correio electrónico. ---- Informações de actividades da Biblioteca Municipal; Sugestões de Leitura; Lista de referências bibliográficas sobre um tema ou autor. Coloque a sua pergunta através endereço biblioteca@cm-smpenaguiao.pt
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO