BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTA MARTA DE PENAGUIÃO

13
Out 11

Chama-se "As Mulheres dos Ditadores" e foi escrito por Diane Ducret. O Jornal "El Mundo" publica alguns trechos sobre a vida sentimental de Salazar, Hitler, Mao Tsé-Tung, entre outros.

"O ditador português trocou o seminário por uma carreira de Direito. Uma mulher, Felismina, fez com que mudasse de opinião. Ambos tiveram um romance um pouco bucólico e infantil até cerca dos 30 anos. Ele cansou-se. 'Ela converteu-o no objecto do seu único amor'", pode ler-se no trecho do livro citado pelo jornal espanhol "El Mundo".

"Salazar renunciou ao casamento porque 'não estava disposto a fazer concessões por nenhuma mulher', apesar de alguns romances ocasionais. María Laura, Emilia, a jornalista Christine Garnier... foram muitas as suas numerosas conquistas, mas ele 'não conservava uma amante se isso não lhe trouxesse benefícios políticos'", pode ler-se no texto do jornal espanhol.

O livro conta também a história amorosa de outros conhecidos ditadores. No caso de Mussolini, a autora diz que se tratava de "um conquistador que perdeu a virgindade com uma prostituta" e que "manteve várias relações extraconjugais".

Sobre Hitler, a escritora Diane Ducret relata o episódio do relacionamento "algo incestuoso com uma sobrinha" que levou ao suicídio desta. E também da relação com Eva Braun, com quem se casou.

Mao Tsé-Tung também tem uma parte do livro que lhe é dedicada. O dirigente chinês jurou que nunca se iria casar, mas acabou por fazê-lo duas vezes. De acordo com a autora, Mao sofria de problemas de impotência. In DN 13.10.2011

publicado por Livros & Cª. Biblioteca Municipal SMP às 14:44

Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


Frase da Semana
"O bom livro é aquele que se abre com interesse e se fecha com proveito" AlCOTT , Amos
Actividades - Outubro
Dia 10 e 27 de Outubro - O cantinho do conto "O patinho feio" 10h30 - Jardins de infância e pré-escolares. ----------------------------------------- Dia 18 de Outubro - "Visitar.Conhecer. Aprender" 10h30 - Alunos do 1º Ciclo.
Objectivos da Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal define-se como um serviço cultural público da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, com carácter informativo, educativo e cultural, com a finalidade de promoção do livro e da leitura. Tem como principais objectivos: • Facilitar o acesso à população, através do empréstimo ou consulta local, de livros, periódicos e outros documentos; • Fomentar o gosto pela leitura e contribuir para o desenvolvimento cultural da população; • Proporcionar condições que permitam a reflexão, o debate e a crítica, nomeadamente através de actividades de intervenção cultural da Biblioteca; • Valorizar e divulgar o património cultural do concelho, nomeadamente através da organização de fundos locais. • Ser um centro de informação válido fornecendo informação com a maior brevidade possível.
Se perguntar nós respondemos
O Serviço de Informação à Comunidade é um serviço de referência da Biblioteca Municipal com o objectivo de aproximar a Biblioteca dos seus utilizadores ou potenciais utilizadores através da utilização do correio electrónico. ---- Informações de actividades da Biblioteca Municipal; Sugestões de Leitura; Lista de referências bibliográficas sobre um tema ou autor. Coloque a sua pergunta através endereço biblioteca@cm-smpenaguiao.pt
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO