BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTA MARTA DE PENAGUIÃO

03
Mai 10

 

 

"Quando viste o teu pai pela última vez?", Blake Morrison

 

Um pai e um filho. O passado e o presente. Memórias e segredos. Será possível conhecer alguém, uma vida inteira … e afinal não o conhecer de todo? A vida de um pai. Através da jornada de um filho.

Arthur Morrison (Jim Broadbent) e a sua mulher Kim (Juliet Stevenson) são médicos de clínica geral no mesmo consultório no centro de Yorkshire Dales. Têm duas crianças, Gillian (Claire Skinner) e Blake (Colin Firth), o mais velho, na perspectiva de quem a história é contada.

Blake tem 40 anos, é casado e tem dois filhos. Um autor estabelecido que tem de enfrentar o facto de o seu pai ser um doente em fase terminal.

Aqui a essência da relação entre pai e filho é expressada através de flashbacks durante a adolescência de Blake – umas férias de família, uma atrapalhada ligação amorosa com a ama – em que o desajeitado e introvertido Blake é constantemente esmagado pelas atitudes atiradiças do seu Pai e pela sua necessidade de ser o centro das atenções.

Também existem memórias felizes e ternas. Mas quando ele e a sua família são confrontados com a realidade do cancro de Arthur, Blake é forçado a reconciliar-se com o passado.

 

"Coleccionador de sons", Fernando Trías de Bes

 

Desde pequeno, Ludwig Schmitt von Carlsburg tem a assombrosa capacidade de dissecar os sons e albergá-los dentro de si.
Durante a infância dedica-se a coleccioná-los, mas quando crê que a sua colecção já está terminada, descobre que lhe falta um som, uma frequência única, a mais ansiada, um som perfeito, celestial, mágico e eterno. Dedicará então todas as suas energias a perscrutar os sons da Terra em busca do último som da sua colecção. Pelo caminho descobre que consegue cantar as sonoridades que guardou, convertendo-se no mais genial dos tenores da Alemanha. Mas o seu dom esconde uma maldição.
Um thriller assustador, impregnado de romantismo e paixão, cuja trama inquietante cativa o leitor, da primeira à última página.

 

 

"Este Rei que eu escolhi", Alice Vieira

 

Em "Este Rei que Eu Escolhi" os mesmos protagonistas de "A Espada do Rei Afonso" e a sua tia idosa vão participar na escolha do Mestre de Avis (D. João I) para iniciar a segunda dinastia. Mordazmente caracterizado, o futuro rei, um indeciso, beneficiará da iniciativa dos jovens e, em especial, dos conselhos da tia Leocádia. De novo, o humor, resultante dos sucessivos equívocos, percorre cada página deste livro.

 

publicado por Livros & Cª. Biblioteca Municipal SMP às 14:44

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
14
15

16
17
18
19
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Frase da Semana
"O bom livro é aquele que se abre com interesse e se fecha com proveito" AlCOTT , Amos
Actividades - Outubro
Dia 10 e 27 de Outubro - O cantinho do conto "O patinho feio" 10h30 - Jardins de infância e pré-escolares. ----------------------------------------- Dia 18 de Outubro - "Visitar.Conhecer. Aprender" 10h30 - Alunos do 1º Ciclo.
Objectivos da Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal define-se como um serviço cultural público da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, com carácter informativo, educativo e cultural, com a finalidade de promoção do livro e da leitura. Tem como principais objectivos: • Facilitar o acesso à população, através do empréstimo ou consulta local, de livros, periódicos e outros documentos; • Fomentar o gosto pela leitura e contribuir para o desenvolvimento cultural da população; • Proporcionar condições que permitam a reflexão, o debate e a crítica, nomeadamente através de actividades de intervenção cultural da Biblioteca; • Valorizar e divulgar o património cultural do concelho, nomeadamente através da organização de fundos locais. • Ser um centro de informação válido fornecendo informação com a maior brevidade possível.
Se perguntar nós respondemos
O Serviço de Informação à Comunidade é um serviço de referência da Biblioteca Municipal com o objectivo de aproximar a Biblioteca dos seus utilizadores ou potenciais utilizadores através da utilização do correio electrónico. ---- Informações de actividades da Biblioteca Municipal; Sugestões de Leitura; Lista de referências bibliográficas sobre um tema ou autor. Coloque a sua pergunta através endereço biblioteca@cm-smpenaguiao.pt
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO