BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTA MARTA DE PENAGUIÃO

04
Mai 11

Alma, Luísa Castel-Branco

 

“Na noite em que nasceste, madrugada adentro, coisas estranhas aconteceram.” Começa assim a história de Alma. Depois dessa madrugada o destino da criança de cabelos cor de fogo estava traçado. Particularmente dotada, inteligente, sensível e com uma percepção paranormal da realidade, Alma é olhada na pequena aldeia como um ser estranho. Rejeitada pela família e pelo povo, encontra refúgio junto de uma velha mulher, a Ti Ifigénia, também ela isolada e considerada bruxa. Num dia de Outono, a mãe de Alma, que tinha como verdade as sente que a filha era um caso perdido, envia-a para Lisboa como criada de servir. Na casa de Dona Sofia, a menina de cabelos cor de fogo é acolhida e educada como uma filha e pela primeira vez Alma sente-se amada e desejada. A partir dali, o seu futuro será, para o bem e para o mal, para o melhor e para o pior, completamente diferente do seu passado. Um retrato impressionante do Portugal profundo dos anos 50. Um mundo rural dominado por medos, superstições e ignorância. Um mundo da capital do país em que a mentalidade burguesa desconfia de todos os comportamentos que fogem dos estereótipos da época. A história de Alma atravessa-se com histórias de muitas vidas, seres de luz, que, mesmo num ambiente hostil e com um destino que rouba à nascença a felicidade e o futuro, iluminam caminhos.

 

Um amor em tempo de guerra, Júlio Magalhães

 

Depois do sucesso de “Os Retornados – Um Amor Nunca se Esquece” , Júlio Magalhães escreve “Um Amor em Tempos de Guerra” que nos leva a um dos episódios mais marcantes e controversos da História contemporânea portuguesa: a guerra do Ultramar. A obra retrata “uma história de amor, de um soldado português que fica com o seu coração dividido entre o amor que deixou em Portugal e um novo que encontra em Angola. Podia ser a história de qualquer português, dos muitos que deixaram o seu coração em África”.

 

A vida é um minuto, Judite de Sousa

 

Judite Sousa, neste livro, serve-se de vários episódios da recente história mundial para nos fazer reflectir sobre a realidade dos poderes, sempre com os olhos na sua verdadeira missão como jornalista: o único caminho possível é a verdade. "A vida é um minuto dá o testemunho vivo de quem sabe e sente que comunicar é tão natural como o ar que respiramos ou a água que bebemos. Seria bom que "eles" [os políticos] percebessem isso tão bem e tão naturalmente como a autora assume o que pensa neste livro !"

 

António Vitorino, in prefácio

 

 

publicado por Livros & Cª. Biblioteca Municipal SMP às 10:55

Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Frase da Semana
"O bom livro é aquele que se abre com interesse e se fecha com proveito" AlCOTT , Amos
Actividades - Outubro
Dia 10 e 27 de Outubro - O cantinho do conto "O patinho feio" 10h30 - Jardins de infância e pré-escolares. ----------------------------------------- Dia 18 de Outubro - "Visitar.Conhecer. Aprender" 10h30 - Alunos do 1º Ciclo.
Objectivos da Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal define-se como um serviço cultural público da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, com carácter informativo, educativo e cultural, com a finalidade de promoção do livro e da leitura. Tem como principais objectivos: • Facilitar o acesso à população, através do empréstimo ou consulta local, de livros, periódicos e outros documentos; • Fomentar o gosto pela leitura e contribuir para o desenvolvimento cultural da população; • Proporcionar condições que permitam a reflexão, o debate e a crítica, nomeadamente através de actividades de intervenção cultural da Biblioteca; • Valorizar e divulgar o património cultural do concelho, nomeadamente através da organização de fundos locais. • Ser um centro de informação válido fornecendo informação com a maior brevidade possível.
Se perguntar nós respondemos
O Serviço de Informação à Comunidade é um serviço de referência da Biblioteca Municipal com o objectivo de aproximar a Biblioteca dos seus utilizadores ou potenciais utilizadores através da utilização do correio electrónico. ---- Informações de actividades da Biblioteca Municipal; Sugestões de Leitura; Lista de referências bibliográficas sobre um tema ou autor. Coloque a sua pergunta através endereço biblioteca@cm-smpenaguiao.pt
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO